O Universo dos livros possui muitas obras fascinantes para os amantes de uma boa leitura. Tudo isso com muitas histórias, sagas, lugares e personagens incríveis. Além de muitas outras coisas que divertem e prendem o leitor em cada página de um livro.
Diante disso, o gênero de livros de Ficção Científica é muito bom para despertar a nossa imaginação. Assim como são também um dos preferidos por muitos leitores mundo afora. Por isso, criamos este artigo para apresentar uma lista com alguns dos melhores livros de ficção científica já escritos no mundo. Sem enrolação, confira a lista completa abaixo:
1. Frankenstein, de Mary Shelly
Quem não conhece Frankenstein não é mesmo? Um dos maiores clássicos da ficção e romance com terror gótico. Escrito pela autora Mary Shelley no ano de 1818, se tornou conhecido no mundo todo, tendo sido adaptado para os cinemas. Devido ao seu enorme sucesso, diversas obras fazem referência a obra da escritora britânica.
O livro conta a história de uma criatura feita em laboratório por um cientista chamado Victor Frankenstein. O cientista usa partes de cadáveres humanos mortos para gerar vida de forma artificial, assim nasce a criatura de Frankenstein. Ao longo do livro, acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos envolvendo a criação e o seu criador. Frankenstein é um clássico atemporal, que continua mais vivo do que nunca nos dias de hoje. Se você nunca leu Frankenstein, esta é uma ótima recomendação para você.
2. O Guia do Mochileiro das Galáxias
O Guia do Mochileiro das Galáxias é um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. Ainda que tenha sido lançado a pouco tempo no ano de 2011, se comparado a outros clássicos da literatura bem mais antigos.
A saga do mochileiro conta com 7 livros no total, que contam as aventuras espaciais de Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. Os dois amigos acabam escapando juntos da destruição da Terra ao pegarem carona na nave espacial.
Prefect é um E.T que vivia disfarçado na Terra e estava pesquisando para escrever a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias. Após pegarem carona na nave espacial, os dois personagens acabam vivendo altas aventuras viajando pelo espaço. A saga do mochileiro é recheada de aventuras, humor, e reviravoltas inacreditáveis, vale muito a pena conferir essa história.
3. O Fim da Infância
Escrito no ano de 1953 pelo autor Britânico Arthur C. Clarke, o livro O Fim da Infância, mostra como a humanidade viverá após uma invasão pacífica de seres extraterrestres na Terra, que são chamados de Senhores Supremos.
Vale destacar que o livro de Clarke foi escrito no período da Guerra Fria, quando o mundo estava apreensivo e não se tinha certeza do futuro da humanidade, foi nessas circunstâncias de incerteza que o autor escreveu esse clássico da ficção científica.
Voltando para a história, os extraterrestres passarão a comandar e guiar os humanos, levando a um período de paz, sem fome, sem guerras e violência, ou seja, basicamente uma utopia. No entanto uma série de restrições acabam sendo impostas.
Os humanos não podem mais explorar o espaço e não podem ter contato próximo com os invasores, além disso há um sentimento de inquietação presente nas pessoas de que algo está errado. Diante disso, surgem resistências contra os invasores que não aceitam a dominação que foi imposta.
Se você se interessou pela narrativa de O Fim da Infância, vale a pena ler o livro e descobrir como a história se desenvolve e qual o futuro reservado para a humanidade na obra de Clarke.
4. Blade Runner
Talvez você já tenha ouvido falar de Blade Runner pelo filme clássico de 1982 ou pelo filme mais recente lançado em 2017.
Mas foi o livro de Philip K. Dick de 1968 que lançou a história de Blade Runner ao mundo da ficção científica. A história se passa em uma distopia cheia de tecnologia, com androides fugitivos, no qual um caçador de recompensas busca mudar de vida ao conseguir uma nova missão.
O autor cria uma atmosfera sombria na história e faz refletir sobre coisas como a vida, tecnologia e outras coisas presentes na humanidade. Um livro que merece ser lido para quem gosta de um clássico e de uma trama envolvente.
5. Admirável Mundo Novo
A distopia de ficção científica do inglês Aldous Huxley foi lançada em 1932. O livro é considerado um clássico moderno da literatura.
O livro possui sua história voltado para estados autoritários. No qual apresenta uma sociedade controlada conforme princípios científicos, no qual até mesmo ao mesmo mencionar coisas simples podem ser motivos de problemas.
As pessoas são programadas em laboratório e o seu papel já é definido desde o seu nascimento, ou seja, não existe nenhuma liberdade de escolha para ser o que quiser, isso já foi definido pelo próprio sistema.
Nesta obra de Huxley vemos, as principais críticas se referem ao mundo capitalista, a sociedade tecnológica e as indústrias. Isso mostra o reflexo da sociedade em que vivemos, mesmo fora da realidade do livro, já que basicamente já vivemos sob certo controle e não temos ideia do que virá no futuro.
6. A Guerra dos Mundos
Imagine se deparar com máquinas gigantescas saindo debaixo da terra atacando as pessoas e destruindo tudo, essa é a premissa de A Guerra dos Mundos publicado em 1898, de H.G. Wells.
Quando extraterrestres começam a atacar e a destruir a humanidade sem misericórdia, a única saída para as pessoas é tentar fugir e torcer para não ser encontrado, no entanto, isso não se mostra tão eficaz.
Sem ter escapatória, os seres humanos se verão obrigados a lutar para salvar a si mesmo e o seu mundo contra os invasores. Quem sairá vencedor nessa batalha de vida ou morte? Você só vai descobrir lendo esse clássico que fascinou leitores no mundo todo.
7. A Fundação
A saga da Fundação, de Isaac Asimov, é uma obra prima da Ficção Científica. Publicado em 1951, a saga mostra a decadência de um poderoso Império Galáctico e as previsões de um homem que mostram os tempos sombrios e violentos que estão por vir e que podem durar milênios.
A obra de Asimov possui ao todo sete livros e foi muito bem recebida pelos leitores, tendo ganhado o prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. Vale a pena conferir.
8. Neuromancer
Tendo sido publicado em 1984, Neuromancer de William Gibson, é o livro precursor do Cyberpunk, e um clássico da ficção científica.
A história acompanha um Case, um cowboy hacker que precisa desesperadamente cumprir uma missão para ter a chance de continuar vivendo.
A distopia criada por Gibson, introduziu na época de seu lançamento vários elementos que hoje são muito utilizados e comuns para as pessoas. Isso mostra a visão de futuro do autor que fez história na literatura de ficção científica, tendo sido inspiração para filmes como Matrix e muitas outras coisas.
Neuromancer faz parte de uma trilogia composta pelo primeiro livro de mesmo nome, Count Zero e Mona Lisa Overdrive, sendo que foi a primeira obra a ganhar os três maiores prêmios de ficção científica, os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick.
Para qualquer fã de ficção científica, Neuromancer certamente é leitura obrigatória.
9. Fahrenheit 451
Nessa distopia de Ray Bradbury, acompanhamos um bombeiro chamado Guy Montag, que trabalha queimando livros. No mundo de Fahrenheit 451, as pessoas vivem em função da tecnologia, quase sempre assistindo tv, sendo que os livros passaram a ser proibidos e os bombeiros agora têm o trabalho de queimá-los.
A obra de Ray passa uma mensagem clara de cada vez mais estamos viciados em tecnologia e damos não só menos importância aos livros como também as outras coisas da vida, como a família, os amigos e o lazer.
Após passar por um problema com a esposa e conhecer uma certa pessoa o protagonista da história passa a questionar o mundo em que vive e duvidar se o seu trabalho é realmente certo.
Esse clássico distópico da ficção científica lançado em 1953, mostra não só como as coisas mudaram com o início da popularização da tecnologia no mundo, como continua bastante atual várias décadas depois. Sem dúvida uma ótima recomendação de leitura.
10. 1984, de George Orwell
Outro grande clássico da ficção científica é 1984 de George Orwell, mostra como o poder totalitário pode controlar a vida das pessoas e impor regras inquestionáveis, obrigando os cidadãos a terem uma vida cheia de restrições.
Esta incrível obra de Orwell, se tornou um sucesso absoluto e bastante influente desde o seu lançamento em 1949 até os dias atuais.
A história se passa em um país em que as pessoas são vigiadas constantemente pelo governo através do Grande Irmão (Big Brother), que serviu de inspiração para o famoso programa de tv em que participantes participam de um reality show vigiados 24 horas por dia por diversas câmeras.
O personagem central da trama que trabalha para o governo se apaixona por uma mulher que é contra o sistema de vigilância do governo, assim ele passa a desafiar o governo pondo tudo em risco para poder ter a sua liberdade.
11. Duna
Uma das maiores obras da literatura de ficção científica, Duna, de Frank Herbert, foi publicada em 1965, ocupando um enorme destaque literário, tamanha a sua grandiosidade.
A história é ambientada em um planeta fictício, onde acompanhamos Paul Atreides e sua família que vive um Arrakis, um planeta desértico e muito hostil em um futuro distante.
Duna, nos leva a aventuras, mostrando temas como misticismo, ecologia e política. A obra é muita desenvolvida nos levando a mergulhar nesse mundo e conhecer personagens e lugares fascinantes. Ao todo, a saga de Duna possui 6 livros, vale muito a pena conhecer essa história.
12. Solaris
Em um planeta chamado Solaris, existe um oceano inteligente, então, um grupo de cientistas monta uma base no planeta afim de estudá-lo para obter respostas.
Esse livro de ficção científica de Stanislaw Lem, lançado em 1961, traz questionamentos fortes sobre várias coisas, sobre o que é ser humano, o que é a vida e outras coisas. Se você se interessou, eu recomendo que leia e aproveite a história.
13. Jogador Número Um
Em um futuro não muito distante em 2045, o mundo em que as pessoas vivem não é muito bom para se viver, assim muitas pessoas passam boa parte do dia logada em um jogo de realidade virtual, o Oasis, um jogo de mundo aberto, com várias possibilidades, onde se pode ser o que quiser.
Nesse cenário, um adolescente chamado Wade busca solucionar desafios do jogo para se ter controle da plataforma e herdar uma fortuna deixada pelo criador do Oasis.
No entanto, muitas outras pessoas também buscam o mesmo, então, quando Wade vence o primeiro desafio que ninguém nunca venceu em cinco anos, sua vida passa a correr perigo no mundo real devido a ambição de um grande empresário.
14. Eu, Robô
Eu Robô, é um dos maiores clássicos da ficção científica, escrito por Isaac Asimov e publicado em 1950, essa obra serviu como inspiração para o filme de mesmo nome, estrelado por Will Smith em 2004.
No entanto, o filme é muito diferente do livro de Asimov. Na história original são apresentadas as três famosas leis que regem o comportamento dos robôs. O livro é um conjunto de nove contos a respeito de da história da evolução dos robôs, que levam a refletir sobre aspectos da vida humana, não deixe de conferir esse clássico da ficção tão aclamado na literatura.
15. Divergente
Em um futuro distópico, na cidade de Chicago, as pessoas se dividem em cinco facções, cada uma delas vive em função de uma virtude, sendo elas, a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição.
Quando se completa dezesseis anos, todos os jovens devem escolha em uma cerimônia, a qual facção irão fazer parte, podendo escolher a qual nasceram ou qualquer uma das outras.
Nesse cenário, Beatrice, deve escolher entre ficar com sua família, no grupo que nasceu, ou se aventurar em um novo grupo, completamente diferente. A escolha feita por ela vai mudar a sua vida para sempre, seja essa mudança boa ou ruim. No entanto, ela esconde um segredo sobre ela mesma enquanto fazia o teste de aptidão, o qual não pode compartilhar com ninguém, pois isso colocaria sua vida em risco. A série divergente, de Veronica Roth, é uma trilogia, lançada em 2011, com o primeiro livro de mesmo nome. A saga ganhou adaptação no cinema em 2014, e finalizada em 2016, com o terceiro filme da saga. Divergente foi muito bem recebido pelo público, vale a pena conferir essa distopia de ficção científica.
16. Devoradores de Estrelas
Do mesmo autor de Perdido em Marte, Andy Weir, Devoradores de Estrelas é um sci fi, simples e objetivo, em que o futuro da humanidade e da Terra está nas mãos de um astronauta que está em uma missão no espaço.
No entanto, a missão acaba tendo problemas graves, e ele é o único que pode resolver a situação. Ele não tem muito tempo para lidar com tudo, e precisa se apressar ou tudo estará perdido. Não deixe de conferir essa história de ficção científica com viagem espacial.
17. Laranja Mecânica
“Laranja Mecânica” é um romance distópico escrito por Anthony Burgess. A história se passa em uma sociedade futurista, violenta e opressiva. A obra é narrada pelo protagonista, Alex, um jovem delinquente que lidera um grupo de baderneiros. Através de suas ações delinquentes, Alex é preso e submetido a um programa de reabilitação que utiliza métodos controversos para tentar corrigir seu comportamento violento. O livro explora questões de livre-arbítrio, moralidade, controle do governo e os limites da ciência comportamental. É uma obra provocativa que levanta questões sobre a natureza da humanidade e também da liberdade de escolha.
18. Nós, de Ievguêni Zamiátin
Nós, é uma distopia, que inspirou muitas outras obras do mesmo subgênero de ficção científica, como 1984, Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica e Fahrenheit 451. Nessa obra um governo totalitário privou os seus cidadãos de uma série de restrições, usando como justificativa o bem coletivo.
Não existem mais nomes, as pessoas são identificadas por números, e até mesmo perdendo o direito de viver. Diante disso, um engenheiro leva a vida nessa sociedade distópica, no entanto começa a indagar sobre a forma como vive ao conhecer uma mulher que desafia o estado, quebrando várias regras.
Sem dúvida, é uma leitura que vai te fazer pensar, sobre a liberdade que muitas pessoas perderam ao longo da história, assim como outras podem perder em um futuro não tão distante.
19. A Mão Esquerda da Escuridão
Nessa obra de ficção cientifica intergaláctica, acompanhamos Genly Ai, um humano que tem a missão de unir os governantes de Gethen em uma comunidade universal.
Porém, ele se vê em perdido, quando descobre que esses indivíduos não possuem um gênero definido. Diante disso, ele corre risco de fracassar na missão gerando assim um grande problema.
20. 2001, Uma Odisséia no Espaço
Esse é um clássico da ficção científica, que deixou sua marca no cinema em 1968. O livro foi desenvolvido junto com filme e publicado depois do mesmo. Quando os humanos ainda eram seres primitivos a chegada de um objeto estranho vindo do céu desperta a sua curiosidade, os levando a evoluir.
Alguns milhões de anos mais tarde, em uma missão na lua, astronautas descobrem um monólito soterrado, que os deixa intrigados. Logo depois, uma equipe especial acaba sendo enviada para obter respostas sobre o objeto. Para isso usando também uma inteligência artificial chamada HAL 9000, que controla a nave e a segurança dos seus tripulantes. Contudo, após surgirem falhas, desconfia-se de algo esteja muito errado na missão.